13 de mai. de 2014

Como limpar suas pratas

A influência grunge na minha adolescência fez com que eu me tornasse fã dos acessórios de prata: correntes, brincos, pulseiras e cordões... eu não usava nenhum acessório dourado até alguns anos atrás.
A jóia de prata é linda, mas requer cuidados especiais na hora do armazenamento e também na limpeza. Com isso a gente evita o escurecimento da jóia, resultado da oxidação:

1) Limpeza com pasta de dente: deve ser uma pasta branca, sem clareador ou nada abrasivo. Aplique a pasta na jóia e esfregue. Quando notar que o brilho já voltou, enxague com água morna e seque com um pano macio. Eu acho que tem que esfregar muito e dependendo do estado de oxidação da sua jóia.

2) Limpeza com areia da praia: já fiz muito... inclusive, nessa brincadeira já perdi muitas jóias que foram embora junto com as ondas(!!!). Parece um polimento mas pode arranhar a prata.

3) Limpeza com bicarbonato de sódio: combine aproximadamente um litro de água (em temperatura ambiente) com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal em uma tigela. Adicione um pedacinho de papel alumínio e mergulhe a prata nesta solução. Dizem que é bem abrasivo.

Existem outras receitas e também soluções que são vendidas em joalherias, mas eu acho essas soluções muito oleosas, parece que a jóia escurece com mais facilidade... Não gosto! Particularmente, eu adotei o método simples e fácil do "banho de sabão de côco" para limpar minhas jóias:


Coloque essa solução "dificílima" para ferver e mergulhe a jóia. Dê umas mexidinhas na jóia, e quando notar que ela já está limpa, retire-a do fogo. Após deixá-la esfriar (cuidado), é só retirar, lavar na água corrente e passar uma flanelinha. Pronto! Brilham como novas!

Eu recomendo que as jóias sejam sempre bem guardadas e não deixá-las expostas ao tempo, assim é possível manter a limpeza e o brilho.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Bom senso é fundamental. :-)

© Trend S/A
Maira Gall